CONTADOR DE VISITAS

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Destaques Vivenciados pelo Clube em Cinco Memoráveis Décadas 1959 / 2009

09.03.1959 - A fundação do Clube acontece em concorrida Reunião Festiva, nos salões do Umuarama Hotel, com a presença do governador do distrito, Carlos Schaefer e esposa, dos integrantes do Lions Clube de Franca-Centro – Clube padrinho – e dos 26 sócios fundadores, acompanhados de suas respectivas esposas.


Sócios Fundadores do Clube - 1959

23.10.1960 – Entrega ao Clube, da Carta Constitutiva, datada de 7 de setembro de 1959, pelo governador, CL Pedro Afonso Mibielli de Carvalho, em solenidade realizada no Umuarama Recreio Hotel.

1º.08.1961 – Nasce o Boletim Informativo do Clube – A Voz do Leão – que tem como editor, Paschoal Ciochi, e na presidência, João Batista Soares. “... uma aspiração que vem desde a fundação do Clube e que já se fazia necessário há algum tempo, dada a exuberante atividade de nossas campanhas, cujos frutos, por falta de divulgação eficiente, a maioria dos nossos companheiros os conhecem apenas superficialmente...”

24.09.1961 – Sediada pelo Clube, realiza-se pela primeira vez, em Ribeirão Preto, uma Convenção Distrital, a primeira também do Distrito L-5. Governador, Lívio Tomaz Pereira e Presidente, João Batista Soares. “... O domingo foi um dia bastante festivo para Ribeirão Preto. Membros de Lions das mais distantes cidades brasileiras, das quais destacamos Dourados, Campo Grande, Três Lagoas, Araçatuba, etc, aqui estiveram...”

07.04.1963 – Na Reunião Distrital realizada em São João da Boa Vista-SP, nosso Companheiro João Batista Soares, foi eleito Governador do Distrito L-5. “... Incansável batalhador nas lides leonísticas, o Companheiro Soares bem mereceu a confiança dos 36 clubes presentes àquela Distrital, os quais, por unanimidade, o aclamaram governador do Distrito...”


João Baptista Soares Sócio Fundador e Governador Distrital

15.10.1965 – Inauguração do Hospital para Tuberculosos. Uma das grandes realizações do Clube, com a finalidade de ensejar a recuperação rápida do tuberculoso carente de recursos financeiros, através da cirurgia toráxica. “... Recordamos com satisfação , as reuniões domingueiras, no local da construção do hospital, onde nossos companheiros compareciam para ajudar pedreiros e serventes, debaixo do sol escaldante, jogando tijolos e carregando reboco, telhas, etc, a fim de diminuir o custo da obra...” “... A nosso emoção e a nossa alegria, tomaram maior vulto, naquele ato inaugural, por contarmos com a presença do Presidente do Lions Internacional, CL Walter H. Campbell, que, aquiescendo ao nosso convite, não mediu sacrifícios, de toda ordem, para aqui comparecer e prestigiar a inauguração daquela obra. “... É a primeira vez, em 47 anos, na história do leonismo, que um Presidente Internacional visita uma cidade do interior...”

Julho/1967 – Hospital Infantil “Santa Lydia”, nosocômio que presta relevantes serviços à infância desvalida, recebeu do Clube, um carrinho térmico destinado a oferecer alimentação quente às enfermarias e uma moderna incubadora para garantir sobrevivência a recém-nascidos.

19.11.1968 – Com um desfile de 400 Bandeiras do Brasil, levadas pelas mãozinhas de 400 alunos de Grupos Escolares, foi encerrada a campanha do Clube para dotar, cada sala de aula, de uma Bandeira Nacional, colocada ao lado da mesa do (a) professor (a). “... Que a campanha das Bandeiras colha o fruto por nós esperado, qual seja o de incutir no espírito da criança de hoje, jovem de amanhã, o amor à sua Bandeira e à sua Pátria, hoje tão ignorado, é o nosso maior desejo...”

Junho/1972 – Sob a coordenação do CL Paulo de Queiroz Arruda, o Clube entregou, pela segunda vez, uma grande quantidade de medicamentos, em valor aproximado de CR$ 120.000,00, para o projeto Rondon. “... Todo esse trabalho e essa colaboração, servirá para amenizar o mal de que é acometida a população menos favorecida e que será visitada por esses universitários, bandeirantes, que compõem as equipes do Projeto Rondon...”

12.04.1975 – Em visita a Ribeirão Preto, para participar da VII Convenção Distrital do L-17, como Orador oficial, o CL João Fernando Sobral, foi homenageado pelo Clube e recebeu o título de Cidadão Emérito de Ribeirão Preto. “... Trata-se de uma sensível homenagem ao nosso querido Companheiro Sobral, que dentro de um ano estará ocupando o cargo de Presidente de Lions Internacional, sendo o primeiro brasileiro e o segundo sul-americano a exercer tão alto e honroso posto...”

17.06.1978 – Inauguração da Escola Lions Clube, com área de aproximadamente 300 m2, construída pelo Clube, em terreno doado pela Prefeitura Municipal. “...Em nosso caminho, providencialmente, foi então que surgiu a força do Lions Clube de Ribeirão Preto, e seus integrantes, de mãos enlaçadas, cercaram-nos e mostraram-nos que, uma vez mais, realizando a arte maravilhosa da beneficência, eles seriam capazes de concretizar nossos sonhos, edificando o caminho muito esperado pelos surdos de Ribeirão Preto...”

29.05.1979 – Nosso Companheiro, Helvécio de Mendonça Henriques, eleito Governador do Distrito L-17, em Convenção Distrital realizada em Franca, com participação de mais de 1.000 Convencionais. “... elemento esse de alta projeção moral e social, querido e conceituado na cidade e em toda a região que é conhecido...”

12.05.1984 – Realização da “I Noite do Sheik” na Chácara do CL Toufic Elias e DM Deise. Foram 21 edições dessa notável promoção do Clube. “... O sucesso do evento foi extraordinário, pois, além de confraternizar toda a família leonística, fechou com um saldo favorável de Cr$ 2.532.747,00, que foram entregues, totalmente, à Creche Casa A Família, conforme cheque entregue pelo Presidente, CL Raphael Cândia...”

26.07.1987 – Nosso Companheiro, Mário Marcos Pompeu de Araújo (Marico), eleito Governador do Distrito L-17, dá posse aos membros do gabinete de sua governadoria, em concorrida Reunião Distrital realizada em Ribeirão Preto. “... Marico é o terceiro integrante do Clube a servir a Governadoria. Dizer de suas qualidades é desnecessário, é um Leão completo, sua mensagem como governador, é uma mensagem de fé – Sejamos Fraternos para melhor Servir...”


Nosso Saudoso Marico, Governador 87/88 e DM Lela

1º.06.1996 – Clube promove a “XII Noite do Sheik”, com presença de mais de 700 pessoas. “... Mais uma vez o nosso Clube se destacou perante a sociedade ribeirãopretana, por essa promoção beneficente, que se constitui em um dos acontecimentos sociais mais importantes da cidade...”


Domadoras em trabalho de culinária

Setembro/1996 – Início da Campanha de Arrecadação de Medicamentos, que perdura até hoje. “... A Campanha está sendo bem sucedida e os medicamentos são doados a entidades de assistência social, conforme informações prestadas pelo Presidente, CL Franz Brieger...”

12 e 13.04.1997 – O Presidente Internacional, Augustin Soliva, acompanhado de sua esposa, Helena, esteve em Ribeirão Preto, em visita oficial aos Clubes do Distrito. “... Desde a sua chegada no Aeroporto Leite Lopes, até a despedida, lá no cinematográfico Clube do Galo Bravo, o nosso estimado Presidente Internacional e sua Domadora, Helena, foram alvo de muito carinho e atenção por parte da família leonística. Os poderes Executivo e Legislativo também homenagearam o nosso Presidente, que recebeu a chave da cidade e o título de Cidadão Ribeirãopretano...”.

No dia 12 de abril, ao lado do PIP Augustin Soliva e DM Helena, nosso Companheiro, Mário Marcos Pompeu de Araújo (Marico), fez lançamento do livro de sua autoria, “Filosofia, Ética e Objetivos de Lions Clube Internacional. “... Marico é um autodidata da ética. Um pregador do humanismo. Seus conceitos, belos, são harmoniosos e rolam nas frases soltas como os ventos e fazem deste livro a mais bela floração humanística... “



27.09.1997 – Realiza-se o VII Encontro de Domadoras dos Lions Clubes de Ribeirão Preto. Esse evento, foi idealizado pelo nosso Clube, em setembro de 1991 e acontece anualmente, no último sábado do mês de setembro. Foi estendido às Companheiras Leão e abrange atualmente, Lions Clubes da cidade e região. Tem por objetivo a troca de informações, experiências e trabalho. “... Reunir: unir novamente, mas, para unir é preciso amar; para amar é preciso conhecer; para conhecer é preciso ir ao encontro do outro...”

Novembro/1997 – O professor, historiador e jurista, Ruben Cione, fez o lançamento do 5º e último volume de sua obra “História de Ribeirão Preto”, com 2.600 páginas. É a mais importante e mais completa sobre a cidade. Nesse arrojado trabalho realizado pelo Dr. Cione, após longos anos de estudo, pesquisas e redação, está também inserida a História dos Lions Clubes de Ribeirão Preto, muito bem elaborada pelo nosso companheiro, Mário Marcos Pompeu de Araújo (Marico). “... Todos nós fazemos parte integrante da Comunidade Universal. Sabemos que a liberdade espiritual é a mais preciosa característica de nosso Movimento. Entretanto, se somos independentes para ver a luz e interpretá-la, não podemos esquecer que o exemplo digno é a base para nossa verdadeira união não só em congraçamento como em qualquer realização respeitável. Da conduta do Companheiro depende o destino da organização...”

06.07.2001 – Inauguração da Sede do Clube, ao término da gestão do CL Miguel Darahém Filho, em ambiente festivo, de alegria e de intenso companheirismo. O descerramento da fita simbólica, foi feito pelo Governador do Distrito, Luiz Carlos Dias, pelo sócio fundador, Anníbal Laguna e pelo ex-governador, Mário Marcos Pompeu de Araújo (Marico). Nosso Companheiro, Pe. Jacob Jovino Tomazella, procedeu à bênção das novas instalações. “... Durante o transcorrer da cerimônia, o CL Miguel, bastante emocionado, convidou o CL Annibal Laguna para o descerramento da placa de inauguração, onde constam os nomes de todos os sócios do Clube...”

CL. Pe. Jacob, procede á benção na inauguração da nossa Sede

Casal Pres. Miguel Darahém e Cristina, durante inauguração da Sede


Reunião da Diretoria na Sede do Clube, logo após a inauguração

18.04.2004 – Em clima de festa, o nosso companheiro, Antonio Paulo Caliento, foi eleito governador do Distrito LC-6, na Convenção realizada em Sertãozinho, com participação de mais de 700 pessoas. “... O momento de grande emoção desse importante evento leonístico, foi a proclamação do nosso Companheiro, Antonio Paulo Caliento, como governador eleito, sem que tivesse qualquer voto contrário. Foi uma verdadeira apoteose com manifestações que realmente deram um colorido todo especial à Assembléia. O CL Caliento e sua CaL Daisy, ela que havia sido empossada como Companheira Leão, há menos de uma hora antes da eleição, entraram festivamente no recinto, acompanhados dos companheiros e domadoras do Clube e de outros Clubes, mediante uma intensa salva de palmas...”


14.09.2006 – Em sessão solene presidida pelo vereador Silvio Martins, a Câmara Municipal de Ribeirão Preto homenageou os Lions Clubes de Ribeirão Preto e a Governadoria do Distrito, com a outorga do Diploma do Sesquicentenário da cidade, pelos relevantes serviços prestados à comunidade ribeirãopretana. “... Na ocasião falaram os vereadores, Gilberto Abreu, Samuel Zanferdini, Antonio Carlos Capela Novas (nosso Companheiro Leão), Dárcy Vera, Nicanor Lopes, Fátima Rosa e Walter Gomes, que enalteceram o trabalho dos Lions Clubes, realizado em Ribeirão Preto...”

Março/2009 – É lançada a pedra fundamental do Obelisco, alusivo ao Jubileu de Ouro, em importante Avenida da cidade, de intenso movimento, na presença do EPI Augustin Soliva, do Ex-Presidente do CNG, Edgar Antonio Píton e de dirigentes e membros do Clube.

Julho/2009 – É inaugurado o Obelisco alusivo ao Jubileu de Ouro do Lions de Ribeirão Preto - Centro, na Avenida Presidente Vargas com a presença de membros do Clube.





Nenhum comentário:

Postar um comentário